terça-feira, 29 de março de 2022

 

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; (2 Coríntios 10.3,4)

 Todo cristão fiel é controlado pelo Espírito Santo e é arregimentado no Exército de Cristo a serviço do REINO, portanto, não está dispensado da guerra contra Satanás e seus demônios, que apesar de já terem sido vencidos pela morte e ressurreição de Jesus, se empenham em roubar, matar e destruir em todo o pouco tempo que lhes resta neste campo de batalha.

Os nossos inimigos espirituais são mais poderosos do que nós, e sem o auxílio do SENHOR é impossível a nossa sobrevivência a esta batalha espiritual.

 O nosso Deus, porém, concede aos crentes todas as armas necessárias para combater o diabo e seus anjos caídos. No versículo 10 de Efésios 6, Paulo, afirma que nós devemos ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10), e isto é o ponto inicial e extremamente necessário de nosso treinamento espiritual, isto é, a nossa total dependência do poder de Deus que nos é concedido pelo Espírito Santo através da oração e da verdade das Escrituras.

 

As nossas armas devem ser espirituais, Paulo continua nos dizendo: Revesti-vos de toda a armadura de Deus (Efésios 6:11). As armas espirituais do cristão são exatamente as peças desta armadura de Deus que devem ser usadaspara podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6:11).

Estamos lutando contra um grande estrategista que emprega toda a sua astúcia em suas ciladas meticulosamente planejadas para nos atacar em nossa caminhada de fé, por meio de tentações, enganos, mentiras, todo tipo de imoralidades, etc. O seu propósito é quebrar nossa comunhão com Deus e minar nossa fé.

O nosso Deus, porém, nos disponibilizou as armas espirituais que são suficientes para nos manter firmes contra os ataques inimigos. Trata-se de armas de resistência e sustentação durante toda a nossa vida cristã.

Em hebreus 2.14, lemos: E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;” A vitória contra o diabo foi conquistada na morte e ressurreição do Senhor Jesus, então, não lutamos para conquistar a vitória, mas lutamos em vitória. Assim, somos capacitados pelo Espírito Santo para nos apropriar, pela fé, da Vitória do nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Deus nos equipou completamente para esta guerra e, por isso, devemos compreender que não nos falta absolutamente nada para vencer, pois tudo o que é necessário o Senhor nos concedeu. Usando a figura de uma armadura de soldado romano, Paulo cita cada uma das partes espirituais da armadura de Deus (Efésios 6:14-17) :

1) o cinturão da verdade, que diz respeito à própria verdade de Cristo e seu Evangelho.

2) a couraça da justiça trata da justiça de Cristo na vida do crente.

3) a sandália da preparação do Evangelho da paz”, que se refere à confiança e à segurança que encontramos no Evangelho de Cristo que nos trouxe paz com Deus.

4) escudo da fé inabalável que protege o crente contra os dardos inflamados do maligno.

5) capacete da salvação que diz respeito à certeza da salvação em Jesus 

6) a espada do Espírito que é a Palavra de Deus, que nos serve tanto para a defesa quanto para o ataque.

Finalmente, Paulo encerra sua exortação sobre a batalha espiritual e as armas do cristão explicando que as armas espirituais estão acessíveis ao povo de Deus através da oração

 

18 orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário