terça-feira, 22 de março de 2022

            


SINAIS DE ATAQUES ESPIRITUAIS  (Efésios 6.10-12)

Estamos em uma sequência de estudos sobre batalha espiritual, sendo sempre importante ressaltar que, como citado nos versículos acima, nossa luta não é contra pessoas, mas sim contra forças espirituais malignas, geralmente invisíveis aos nossos olhos naturais, mas que podem ser percebidas através de alguns “sintomas” que ao serem identificados nos tornam mais alertas e vigilantes quanto às estratégias malignas usadas contra nós. Alguns destes sinais de ataques espirituais são:

1.  Desgaste físico demasiado – “acorda cansado”. Somos corpo, alma e espírito. Se estamos fracos no corpo, temos maior dificuldade em vigiar pensamentos, nos irritamos mais facilmente, e isso certamente afetará nossa alma, podendo assim abrir brechas para sermos atingidos espiritualmente (Is 40.31)

2.  Ataques na mente – pensamentos ruins: morte, perturbações, medo, ansiedade...(Fp 4.8)

3.  Aversão por – igrejas, pregações, pastores, algumas pessoas (não suporta ouvir)

4.  Brigas – frequentes desentendimentos nos relacionamentos familiares ou com colegas de trabalho, vizinhos, pessoas em geral.

5.  Desejo desenfreado por algo (vícios) -  jogos, bebidas, cigarros, pornografia, drogas, etc...

6.  Desânimo em buscar a Deus (2 Co 5:7)- Não devemos basear nosso relacionamento com Deus em sentimentos, mas sim por fé. Entretanto, isso é diferente de fazermos algo somente por obrigação e não por paixão (não ter mais prazer na obra e na vontade de Deus).

7.  Recursos financeiros -  portas fechadas, escassez generalizada a fim de nos levar a buscar por “atalhos”, ou seja, caminhos que ainda que legítimos, nos afastam de Deus. Aparentes soluções que vão nos roubar da adoração e consequentemente da obediência a Deus. Em contrapartida, existe também o perigo de cairmos em acomodação, achando que não precisamos de Deus quando a área financeira aparentemente está bem sucedida.

8.  Vida de oração fraca (Mt 26.40,41) -  se nossa vida de oração está fraca, provavelmente nossa comunhão com Deus também está. Qual a sua reação quando lhe chamam para a oração?

9.  Sobrecarregado pelas circunstâncias (Pv 13.12) – é estratégia maligna manter o ser humano assoberbado de afazeres, compromissos, a fim de fazê-lo perder as esperanças e adoecer a sua alma.

10.   Ressurgimento de velhos hábitos e pecados do passado (Gl 5.1) -  a carne buscando refugiar-se no pecado como fonte de alívio.

Esses são alguns dos sinais de que estamos sofrendo ataques malignos. Como vencê-los?

1)     Não se esqueça de quem você é em Cristo (Cl 1.13)

2)     Não ignore a necessidade “do lugar secreto”.

3)     Não abandone o  QG (igreja, célula, o lugar onde você recarrega a bateria espiritual.)

4)     Seja cauteloso com suas companhias. (Sl 1;1; 1 Co 15.33)

5)     Não abra mão de estar sob uma cobertura espiritual.

Ainda que você esteja passando por vários desses ataques espirituais, a decisão de vencer é sua (Tg 4.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário