segunda-feira, 4 de abril de 2022


MENTALIDADES DE DESERTO - PARTE 1 

“Onze jornadas há desde Horebe, caminho do monte Seir, até Cades-Barnéia.”(Deuteronômio 1.2) 

“Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos ...” (Números 32.13) 

 O povo de Israel, quando saiu do Egito, levou quarenta anos para percorrer uma distância, que segundo especialistas e a Bíblia, duraria no máximo onze dias. Por que isto aconteceu? Porque os israelitas, na época chamados de hebreus, não apenas estavam no deserto, mas possuíam uma mentalidade desértica. Nesse estudo, abordaremos algumas das mais comuns mentalidades de deserto.

 Quando o passado e o futuro determinam o presente

 O povo de Israel possuía um passado de escravidão no Egito e um futuro que não era palpável (a não ser pela fé). Lembranças do passado escravo e medo do futuro, fez com que padecessem no deserto. Muitas pessoas são assim: Viveram um passado terrível de sofrimento, de angústia, de rejeição, de erros sucessivos, de dores, desespero e escravidão, e mesmo estando sob os cuidados de Deus, não conseguem visualizar, pela fé, o futuro que Deus tem para elas. O que fazer quando estamos assim?

 

1.1  – Aprendendo a lidar com o passado

 

Certamente, não poderemos apagar o passado da nossa memória, não teremos amnésia. Contudo, podemos apagá-lo da nossa memória emocional. Precisamos aprender com o passado e nesse ponto. Moisés foi curado. Ele tinha todos os motivos para ser um recalcado, nasceu escravo, sua mãe biológica o abandonou no rio Nilo (para que ele não morresse pelas mãos dos egípcios), viveu como filho adotivo da irmã de Faraó, aos 40 anos foi obrigado a fugir do Egito para o deserto de Midiã, por assassinar um egípcio que torturava um hebreu – passou de príncipe egípcio a um mero pastor de ovelhas – porém, Moisés entendeu que em todo o seu passado estava sendo preparado por Deus para que ele se tornasse o libertador de Israel.

Talvez o seu passado também tenha sido terrível. Mas hoje você vai entender que a sua história só contribuiu para você chegar onde Deus deseja que você esteja! Deus pode usar suas experiências para curar outras vidas! É como a história do elefante. Nos circos que tinham elefantes, eles eram presos pela pata por uma pequena corrente. Se eles dessem um pequeno tranco, arrebentariam-na. Mas por que não a arrebentavam? Porque essa corrente foi colocada quando eles eram filhotes. E eles cresceram sem saber que podiam arrebentar a corrente. Satanás pode ter colocado muitas correntes em você, e você se acostumou com elas enquanto crescia, se você crer em Deus, você poderá quebrá-las em nome de Jesus.

 

1.2  – Aprendendo a lidar com o futuro

 

Se precisamos aprender a lidar com o passado, também é necessário lidarmos com o futuro. Geralmente o futuro com Deus é baseado em suas promessas. E é aqui que entra o perigo, a INCREDULIDADE!  Porque não há nada que nos dê garantia de que as coisas acontecerão como Deus disse, a não ser a fé em Sua Palavra! Um episódio interessante foi quando Moisés mandou os doze espias. Só Josué e Calebe trouxeram um relatório positivo, pois não tinham mentalidade de deserto. Por isso os dois entraram na terra prometida, pois creram que Deus já havia prometido vitória! Eles teriam dificuldades, mas Deus garantiu vitória. O que eles deveriam fazer? CRER! Já os outros dez espias olharam para todas as dificuldades. Quando focamos nas dificuldades, abandonamos a fé (Hebreus 11.1). Em Provérbios 3.5 está escrito: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes em teu próprio entendimento”.

2 comentários:

  1. Se morremos para o mundo , vivemos uma nova vida em Cristo ! Largar as coisas velhas e adquirir coisas novas em Cristo Jesus ! 😁😁🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, deixando as coisas que para trás ficam prosseguimos para o alvo, para o prêmio de nossa soberana vocação, pois, não somos nós quem vivemos, Cristo vive em nós. Aleluia! Deus te abençoe!

      Excluir