sábado, 24 de setembro de 2016

ESTUDO SOBRE O APOCALIPSE: CARTA À IGREJA DE ESMIRNA


Carta à igreja de Esmirna (2.8-11). "Esmirna" significa amargura. O termo correspondente à substância mirra, que se tornou símbolo da morte. (Ler Marcos 15.23; e João 19.39.) Esmirna é a igreja perseguida. Representa o período dos anos 100 a 312. Em 312 o imperador Constantino aboliu as perseguições aos cristãos.

"tereis uma tribulação de dez dias" (2.10). Dez é o número perfeito, completo, na numerologia bíblica, talvez indicando aqui o ciclo completo de perseguições naquela época. O dízimo bíblico, por exemplo, é o percentual de todo o rendimento da pessoa. Por sua vez, a palavra "dia" em grande número de passagens da Bíblia representa um período de tempo de extensão variável, como dia de Jesus (Jo 8.56); dia de Cristo (1 Co 1.8); dia do SENHOR (com maiúsculas - At 2.20); dia de Deus (2 Pe 3.12); dia da eternidade (2 Pe 3.18). "Dez dias" pode referir-se, pois, às dez perseguições de 64-305 d.C., sob os dez imperadores romanos dessa época, ou ainda aos últimos dez anos do citado período, que foram os piores dentre as perseguições. Esses dez anos foram sob Diocleciano.


As palavras de Jesus "Sê fiel até a morte" não significa ser fiel até morrer, mas, ser fiel mesmo que, para isso, tenhamos de dar a vida pela fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário