segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ESTUDO SOBRE O APOCALIPSE: CARTA À IGREJA DE ÉFESO



Carta à igreja de Éfeso (2.1-7). "Éfeso" significa desejável. É a igreja do amor decadente. Representa a igreja do século I, isto é, a igreja da época apostólica.

A igreja de Éfeso foi muito bem estabelecida na doutrina bíblica. Paulo ensinou a Palavra de Deus ali durante três anos. (Ver Atos 19.10 e 20.31.) Todos os ensinos básicos foram ministrados: "Porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus" (At 20.27). "todo o desígnio", aí, significa toda a mensagem de Deus, todo o seu plano, todo o seu propósito.

Pelo teor da Epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que essa igreja era profundamente espiritual. Mas o juízo deve começar pela casa de Deus, segundo está escrito em 1 Pedro 4.17. Éfeso foi a igreja que João pastoreava quando foi desterrado para a solitária ilha de Patmos, segundo a tradição cristã dos primeiros séculos.

"conheço as tuas obras" (2.2). É solene o fato de Jesus saber o que fazemos para Ele. Éfeso era uma igreja laboriosa. Jesus a elogia por isso. Mas o que Ele quer primeiramente de nós não é o nosso trabalho, e sim a nós mesmos, isto é, o nosso amor para com Ele, a nossa dedicação total. Deus mede a vida de um crente, não pelo que o crente anda fazendo na igreja para Ele, mas pelo que está sendo para Deus. 

Os versículos 2 e 3 mostram ainda que o Senhor nada esquece do que fazemos para Ele, mas isto não substitui o amor.

"o teu primeiro amor" (2.4) é Cristo ter a primazia em tudo em nosso ser. Esta frase de Jesus: "abandonaste o teu primeiro amor" mostra que Ele vê nossos corações, o nosso interior, tão bem como o nosso exterior, conforme provou nos versículos 2 e 3. Desse primeiro amor, temos um perfil em Gálatas 5.22. Lembremo-nos: Deus vê nossos corações e não somente nossas obras! (Ler 1 Samuel 16.7.)

"Lembra-te, pois, de onde caíste" (2.5). É no ponto onde caímos que Ele nos espera. Em Lucas 2.46 vemos que Jesus foi achado por seus pais exatamente onde fora deixado, isto é, no templo, "arrepende-te!" A mensagem de arrependimento não é somente para os perdidos, mas também para os filhos de Deus. Feliz e vitorioso é o crente que sabe sempre se arrepender.

"nicolaítas" (2.6). Era um partido dentro da igreja de Éfeso. Paulo, pelo Espírito Santo, avisara a igreja disso, conforme Atos 20.29,30. Eram seguidores de um certo Nicolau, que visava implantar dentro da igreja a lei da sucessão apostólica.


"Ao vencedor" (2.7). A vida cristã está situada num campo de batalha, mas o cristão está do lado vencedor.




3 comentários: