terça-feira, 27 de setembro de 2016

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO


Carta à igreja de Pérgamo (2.12-17). "Pérgamo" parece significar casamento. É a igreja mundana dos anos 313 a 600. A partir de 313 deu-se a união da igreja com o estado. Diz um antigo escritor que Pérgamo era a cidade mais idolatra de toda a província da Ásia. Era também famosa por sua escola de medicina. O deus da saúde - Esculápio, simbolizado por uma serpente, era adorado aí.

"Conheço o lugar em que habitas" (2.13). O Senhor sabe o que está ocorrendo conosco, seja onde for: em casa, no emprego, em viagens, entre amigos, ou inimigos, quando sozinhos, ou acompanhados, etc.

"onde está o trono de Satanás" (2.13). Isto sem dúvida é uma referência à seita pagã babilônica, ocultista, que mudou-se para Pérgamo, vinda de Babilônia (o centro do espiritismo nos tempos primitivos), quando os conquistadores persas dominaram o mundo. Vemos assim, que, quando o Diabo não consegue enfraquecer a igreja pela perseguição e sofrimento (v. 10), procura fazê-lo pela corrupção da fé, adulterando a Palavra de Deus e semeando falsas doutrinas. Antipas, mencionado por seu nome, por Jesus, indica que Deus conhece os seus pelo nome, bem como revela carinho e atenção pessoal. "Ele chama pelos nomes as suas próprias ovelhas" (Jo 10.3).

"a doutrina de Balaão" (2.14) é a mistura espiritual da igreja com o mundo, quanto às suas práticas e procedimento, perdendo ela, assim, sua pureza e santidade. Foi isso que Balaão fez a Israel. Ele ensinou a Balaque, rei dos moabitas, a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para contaminá-los. Assim, por conselho de Balaão, Israel profanou sua separação do mal, e interrompeu sua peregrinação para a Terra Prometida (Nm 25.1-3). Diz a Palavra de Deus em Números 25.1 que "Israel deteve-se em Sitim" (Versão ARC), quando já estavam perto de Canaã, e a causa disso foi a que acabamos de mostrar. O mesmo acontece hoje sempre que a Igreja se mistura com o mundo e sua prática: ela pára, detém-se, imobiliza-se. É a união da igreja com o mundo, como milhões estão querendo.

Há ainda dois males citados na Bíblia, da parte de Balaão: "o caminho de Balaão" (2 Pe 2.15), e "o erro de Balaão" (Jd v. 11).

"o caminho de Balaão" está em Números capítulos 22 a 24. Ele queria ganhar o prêmio oferecido pelo rei Balaque e ao mesmo tempo agradar a Deus. Impossível! Vemos hoje obreiros igualmente mercenários, abraçando o ministério evangélico como se este fosse uma profissão rendosa. E o profissionalismo espiritual, hoje comum nas igrejas por toda parte. Crentes que transformam as práticas da vida cristã, tanto as individuais como as do culto coletivo, em secularismo ou profissionalismo puro. (Ler Mateus 6.24.)

"O erro de Balaão". Balaão raciocinando do ponto de vista natural, humano, via a existência do mal em Israel e achava que Deus, sendo santo, devia amaldiçoá-lo. É hoje o mal do racionalismo humano dentro da igreja. É querer interpretar as coisas de Deus - sua Palavra, sua doutrina, sua igreja, seus caminhos - somente pela nossa mente. E a dependência do intelectualismo. Num tempo como o atual em que a igreja toda mais e mais se acultura, o perigo do racionalismo humano nas coisas de Deus está aí.

"a doutrina dos nicolaítas" (2.15) já foi abordada quando tratamos do versículo 6. É interessante notar que a palavra hebraica "Balaão" é equivalente a Nicolau em grego. Deve-se observar também o progresso do mal sobre o povo de Deus. Aquilo que era "obra dos nicolaítas" em 2.6, tornou-se "doutrina dos nicolaítas" em 2.15.


"uma pedrinha branca" (2.17). A história antiga dos gregos e romanos menciona essa pedrinha: 
1) Nos tribunais, os juízes tinham pedrinhas brancas e pretas. Se o acusado recebia uma pedrinha preta, estava condenado; se, branca, estava perdoado, liberto, livre. 
2) Nos jogos públicos, os vencedores recebiam pedrinhas brancas com seus nomes gravados nelas. Isso dava-lhes direito e auxílio do governo pelo resto da vida. 
3) Também pedrinhas brancas eram fornecidas a certas pessoas para livre trânsito em determinadas regiões, situações, reuniões. Era o passe, a entrada livre autorizada nesses casos especiais.


sábado, 24 de setembro de 2016

ESTUDO SOBRE O APOCALIPSE: CARTA À IGREJA DE ESMIRNA


Carta à igreja de Esmirna (2.8-11). "Esmirna" significa amargura. O termo correspondente à substância mirra, que se tornou símbolo da morte. (Ler Marcos 15.23; e João 19.39.) Esmirna é a igreja perseguida. Representa o período dos anos 100 a 312. Em 312 o imperador Constantino aboliu as perseguições aos cristãos.

"tereis uma tribulação de dez dias" (2.10). Dez é o número perfeito, completo, na numerologia bíblica, talvez indicando aqui o ciclo completo de perseguições naquela época. O dízimo bíblico, por exemplo, é o percentual de todo o rendimento da pessoa. Por sua vez, a palavra "dia" em grande número de passagens da Bíblia representa um período de tempo de extensão variável, como dia de Jesus (Jo 8.56); dia de Cristo (1 Co 1.8); dia do SENHOR (com maiúsculas - At 2.20); dia de Deus (2 Pe 3.12); dia da eternidade (2 Pe 3.18). "Dez dias" pode referir-se, pois, às dez perseguições de 64-305 d.C., sob os dez imperadores romanos dessa época, ou ainda aos últimos dez anos do citado período, que foram os piores dentre as perseguições. Esses dez anos foram sob Diocleciano.


As palavras de Jesus "Sê fiel até a morte" não significa ser fiel até morrer, mas, ser fiel mesmo que, para isso, tenhamos de dar a vida pela fé cristã.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ESTUDO SOBRE O APOCALIPSE: CARTA À IGREJA DE ÉFESO



Carta à igreja de Éfeso (2.1-7). "Éfeso" significa desejável. É a igreja do amor decadente. Representa a igreja do século I, isto é, a igreja da época apostólica.

A igreja de Éfeso foi muito bem estabelecida na doutrina bíblica. Paulo ensinou a Palavra de Deus ali durante três anos. (Ver Atos 19.10 e 20.31.) Todos os ensinos básicos foram ministrados: "Porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus" (At 20.27). "todo o desígnio", aí, significa toda a mensagem de Deus, todo o seu plano, todo o seu propósito.

Pelo teor da Epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que essa igreja era profundamente espiritual. Mas o juízo deve começar pela casa de Deus, segundo está escrito em 1 Pedro 4.17. Éfeso foi a igreja que João pastoreava quando foi desterrado para a solitária ilha de Patmos, segundo a tradição cristã dos primeiros séculos.

"conheço as tuas obras" (2.2). É solene o fato de Jesus saber o que fazemos para Ele. Éfeso era uma igreja laboriosa. Jesus a elogia por isso. Mas o que Ele quer primeiramente de nós não é o nosso trabalho, e sim a nós mesmos, isto é, o nosso amor para com Ele, a nossa dedicação total. Deus mede a vida de um crente, não pelo que o crente anda fazendo na igreja para Ele, mas pelo que está sendo para Deus. 

Os versículos 2 e 3 mostram ainda que o Senhor nada esquece do que fazemos para Ele, mas isto não substitui o amor.

"o teu primeiro amor" (2.4) é Cristo ter a primazia em tudo em nosso ser. Esta frase de Jesus: "abandonaste o teu primeiro amor" mostra que Ele vê nossos corações, o nosso interior, tão bem como o nosso exterior, conforme provou nos versículos 2 e 3. Desse primeiro amor, temos um perfil em Gálatas 5.22. Lembremo-nos: Deus vê nossos corações e não somente nossas obras! (Ler 1 Samuel 16.7.)

"Lembra-te, pois, de onde caíste" (2.5). É no ponto onde caímos que Ele nos espera. Em Lucas 2.46 vemos que Jesus foi achado por seus pais exatamente onde fora deixado, isto é, no templo, "arrepende-te!" A mensagem de arrependimento não é somente para os perdidos, mas também para os filhos de Deus. Feliz e vitorioso é o crente que sabe sempre se arrepender.

"nicolaítas" (2.6). Era um partido dentro da igreja de Éfeso. Paulo, pelo Espírito Santo, avisara a igreja disso, conforme Atos 20.29,30. Eram seguidores de um certo Nicolau, que visava implantar dentro da igreja a lei da sucessão apostólica.


"Ao vencedor" (2.7). A vida cristã está situada num campo de batalha, mas o cristão está do lado vencedor.




domingo, 18 de setembro de 2016

PARA REFLETIR


A Pregação dessa noite nos levou à uma profunda reflexão sobre como tem sido nossa caminhada com  Yeshua;


Em Mateus 8.28 e 29, a Palavra de Deus nos diz:

E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.  E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?"

Também está escrito:

"E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.
E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele.
Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.
(Mc 1.23-26)

Yeshua, em outro momento, disse à sua mâe: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." (João 2.4)

O diabo perguntou a Jesus que concordância havia entre os dois e logo foi expulso.
Afinal, que concordância pode haver entre Deus e belial? (2 Co 6.15)

O texto de João, cap. 10 e versículo 10, afirma que o ladrão veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para que tenhamos vida abundante.

O diabo veio para roubar, mas Jesus veio restituir o que foi roubado.
O diabo veio para matar, Jesus veio dar vida eterna e o inimigo veio para destruir e Jesus veio restaurar e construir um novo Reino para Deus em nós.
Não há concordância alguma entre Luz e Trevas.

Somos companheiros de que quem concordamos com suas opiniões, atitudes, etc.; "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" (Amós 3.3)
Se dissermos que servimos a Deus, mas vivemos praticando o pecado, significa dizer que é o inimigo que vem nos acompanhando. 

Quando amamos a Deus e andamos de acordo com Ele, somos envoltos pelo Anjo do Senhor ao nosso redor e nos livra(Sl 34.7) e a Palavra nos afirma que ..."o diabo, vosso adversário, anda ao derredor rugindo como leão buscando a quem possa devorar"(1 Pe 3.8)

Porém, quando não obedecemos a Deus, certamente, fazemos as coisas de acordo com Satanás e ele está no comando de nossas ações.
Se nos santificarmos, Jesus estará conosco todos os dias até o fim dos séculos.

O diabo veio nos tornar escravos de nossos prazeres, sentimentos e atitudes. Yeshua veio para nos libertar totalmente do domínio da carne, do mundo e de Satanás.

Agora, devemos nos lembrar se nossas atitudes estão de acordo com a vontade de Yeshua. Devemos escolher andar de acordo com Deus e rejeitar as obras infrutuosas das trevas.
Quando O obedecemos, Ele está conosco e estará sempre em nós. Quando pecamos, porém, os nossos pecados fazem separação entre nós e nosso Deus. 

Levando em consideração que ninguém está sozinho, de quem você tem sido companheiro?

Lembra-te de onde você pecou, peça perdão e permita que suas atitudes sejam totalmente transformadas na vontade diretiva de Deus. 

Jesus ainda sangra por você! Arrependa-se, mude de atitude, ame a Deus mais do que o mundo, ame a Jesus mais do que os prazeres, abra mão dos desejos que contrariam a vontade de Deus!

Que o sangue de Jesus, o Nazareno, recaia sobre a sua cabeça e te torne companheiro do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para todo o sempre!

Um beijo no coração,
                                     Pr. Alex Moza