terça-feira, 4 de outubro de 2016

ESTUDO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE: CARTA À IGREJA DE TIATIRA



Carta à igreja de Tiatira (2.18-29). Tiatira é nome de difícil tradução. Assim se expressam abalizados eruditos como o Dr. Ironside. São duas palavras parecendo significar quem sacrifica sempre. É a igreja profana. Apesar de ser uma igreja caída espiritualmente, ela desfruta de progresso material. Sua decadência espiritual é patente nos versículos 20, 22 e 24. Representa a igreja dos anos 600 a 1517. No final desse período, a Reforma  Protestante tomou corpo e por fim eclodiu em 1517.

A falsa profetisa Jezabel (2.20). "Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos." As doutrinas falsas sempre têm assolado a Igreja através dos séculos. Às vezes não são doutrinas totalmente falsas; são ainda piores: são adulteradas. Somente a visão do Espírito Santo pode dirigir os fiéis na separação entre "a palha e o trigo". O Diabo é pior quando vem como anjo de luz e ministro de justiça, do que como lobo devorador. No primeiro caso ele vem parecendo inofensivo, mas no segundo, vem rugindo, o que facilita a sua detecção. (Ler 2 Co 11.14.)

Jezabel é o terceiro elemento pernicioso citado nessas cartas às sete igrejas. Primeiro foram os nicolaítas (2.6); depois Balaão (2.14), e por último Jezabel. Esta era uma falsa profetisa de Tiatira. Muitas doutrinas e credos heréticos têm sido fundados e promovidos por mulheres, como a Ciência Cristã e o Teosofismo.


"Com cetro de ferro" (2.27). Isso é mais bem entendido à luz de 1 Coríntios 15.24-26: "E então virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte". 


2 comentários: